top of page

Cuidados com o Seu Jaleco


O jaleco utilizado por profissionais da saúde é considerado um equipamento de proteção individual (EPI), segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No entanto, ao mesmo tempo em que protege o profissional contra contaminações ou pequenos acidentes, o jaleco também pode ser um grande propagador de bactérias e outros agentes de doenças. Se você é um profissional da saúde, sabe o quão importante são os cuidados no manuseio e higienização do seu jaleco. Mas será que o jeito que você usa ou lava o seu jaleco está correto? Confira algumas dicas. Cuidados no uso


Como equipamento de proteção, o jaleco deve cobrir a maior parte possível das áreas mais expostas a contaminações do corpo. Para isso, utilize sempre o jaleco completamente abotoado e preserve as mangas bem esticadas, cobrindo os pulsos. Dê preferência para os de manga comprida e nunca dobre ou suba os punhos da manga para proporcionar conforto. É muito importante que o comprimento da manga seja bem avaliado antes da aquisição, para que os punhos não fiquem expostos e as mãos não fiquem parcialmente cobertas, de modo que a vestimenta não atrapalhe o manuseio de ferramentas e o contato com o paciente. Existem modelos de jalecos com punhos elásticos, que oferecem uma ótima flexibilidade. Acessar áreas externas ao ambiente de trabalho utilizando o jaleco, nem pensar! Além de viabilizar a propagação de agentes causadores de doenças, essa atitude é contra a lei em muitos estados. A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou, no início do ano, o Projeto de Lei Federal 1999/15, que proíbe os profissionais de saúde de usarem, fora do ambiente de trabalho, equipamentos de proteção individual como luvas, máscaras e jalecos [1]. Vários estados brasileiros já dispõem de leis que proíbem a utilização de jalecos na rua, como por exemplo Maranhão, Espírito Santo, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco e Goiás. Em São Paulo, fica o profissional infrator sujeito à multa no valor de R$ 174,50 e o dobro, em caso de recorrência. No Paraná, a Lei prevê multa de R$ 193,72 [2]. Antes de deixar o seu ambiente ou objeto de trabalho, retire e acondicione o seu jaleco numa embalagem apropriada e que seja utilizada exclusivamente para esse fim. Nunca guarde jalecos usados junto com os limpos ou outras roupas e acessórios.


Cuidados na higienização


Não existem trabalhos científicos relevantes que estabeleçam diferenças entre as lavanderias industriais e as domésticas na eficácia da descontaminação de uniformes hospitalares ou que a lavagem doméstica promova uma inadequada descontaminação [3]. Após a utilização, os jalecos devem ser lavados separadamente, jamais junto a outras roupas. Para jalecos completamente brancos e sem detalhes coloridos, pode-se colocá-lo de molho em solução de água sanitária (10ml em 1L de água comum), por 30 minutos antes da lavagem. No entanto, a água sanitária é extremamente agressiva a qualquer tipo de tecido (ocasiona amarelamento e a sua deterioração) e esse processo, apesar de proporcionar uma higienização mais profunda, irá reduzir o “tempo de vida” do seu jaleco. A lavagem pode ser feita normalmente com sabão e por último, após o enxágue, a peça pode ser deixada de molho numa solução de álcool e água por alguns minutos [4]. As regiões que devem receber melhor atenção na hora da lavagem são as mangas e bolsos, por serem regiões de maior incidência de contaminação. Depois de seco, o jaleco deve ser passado, ainda que seja constituído de tecidos que não amassam. O calor do ferro de passar auxilia na exterminação de micro-organismos residuais.


Como fazer o seu jaleco durar mais?


Para que seu jaleco dure mais, alguns cuidados devem ser tomados:

  1. Utilize a água sanitária apenas em situações em que uma limpeza realmente profunda seja necessária. Estudos realizados com amostras de jalecos analisados antes e depois da lavagem mostraram que a lavagem dos jalecos com sabão em pó em máquina de lavar doméstica, passados a ferro doméstico, eliminaram a contaminação das roupas em 100% das amostras analisadas [5]. Caso o jaleco apresente manchas provenientes de óleos ou de mais difícil remoção, coloque-o de molho em sabão em pó por algumas horas antes da lavagem.

  2. Prefira sabões neutros.

  3. Lave em água fria. A água aquecida pode ocasionar o encolhimento do tecido e danificação de sua trama.

  4. Prefira a secagem do jaleco em ambiente natural, ao invés de utilizar máquinas secadoras. Em todo caso, vire a peça para o lado avesso na hora da secagem.

Qual a hora certa de trocar de jaleco?


Não existe um consenso quanto a hora certa de descartar o seu jaleco. Se tomados os devidos cuidados de uso, lavagem e acondicionamento, o seu jaleco pode durar anos em perfeito estado. No entanto, ao apresentar furos e rasgos ou partes relaxadas (punhos e golas, por exemplo) que exponham o profissional à contaminação, o ideal é que ele seja descartado. Mesmo realizando uma lavagem correta, algumas manchas podem se tornar permanentes e elas não oferecerão riscos à atividade do profissional. Mas é importante salientar que nas relações interpessoais entre um profissional e seu paciente, não basta apenas ser bom, há que também parecer bom. Sendo assim, preocupe-se com o seu visual, esforce-se para ter uma aparência “limpa” e bem alinhada, para facilitar o processo de aquisição de confiança com o seu paciente. Observe a sua vestimenta e cuide para que ela esteja sempre limpa, sem manchas, odores desagradáveis ou manchas.


Fontes:

  1. http://www.tnh1.com.br/noticias/noticias-detalhe/saude/projeto-de-lei-federal-proibe-uso-de-jalecos-fora-de-hospitais/?cHash=63e16e3e7ac002f63aed72e1b34ea26f

  2. http://www.cremec.com.br/pareceres/2014/par1614.pdf

  3. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672014000100127

  4. http://www.biomedicinapadrao.com.br/2013/01/como-usar-e-lavar-seu-jaleco.html

  5. http://www.scielo.br/pdf/tce/v18n2/20.pdf

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Black Instagram Icon
  • Facebook Basic Square
bottom of page