top of page

Tipos de Tecido para o seu Jaleco


Uma dúvida recorrente entre os profissionais e estudantes da área da saúde é quanto ao tecido para seu jaleco. Com o desenvolvimento da indústria têxtil, muitos novos tecidos vêm sendo criados com o objetivo de atender às mais variadas necessidades dos clientes finais. No caso dos jalecos, no momento de decidir sobre seu tecido, alguns aspectos devem ser levados em conta, como por exemplo: a agressividade do ambiente ou dos objetos de trabalho do usuário, a temperatura do ambiente onde o trabalho será exercido, o aspecto visual desejado pelo consumidor e as normas de segurança exigidas em cada caso. Dentre os diversos tipos de tecido que podem ser utilizados para confecção de jalecos, serão apresentados neste artigo os mais usuais e suas principais características.


1 – Oxford Comum


O tecido Oxford, durante muito tempo, foi o mais utilizado para confecção de jalecos e outros uniformes. Ele é um tecido sintético 100% poliéster, o que o torna mais resistente a amassados e com baixa taxa de encolhimento. É também um tecido razoavelmente leve e com alta durabilidade. Atualmente esse tecido tem sido substituído pelo Oxfordine, que falaremos o próximo tópico, por esse último apresentar uma textura mais sedosa e agradável. O uso do Oxford comum, hoje, é mais recomendado para uniformes pesados em que o baixo custo seja prioridade em detrimento ao caimento e à estética da peça.

Instruções de lavagem:

2 - Oxfordine


O tecido Oxfordine (ou Oxford Verão, como é chamado em algumas regiões) é uma variação do tecido Oxford com uma porcentagem maior de algodão que poliéster, sendo portanto considerado um tecido semi sintético. Por isso, apresenta uma textura mais suave e leve (ideal para regiões quentes) e uma menor resistência aos amassados. A sua porcentagem de algodão pode variar de fabricante para fabricante e isso influenciará potencialmente em sua qualidade. Este tecido oferece um aspecto visual melhor que o Oxford comum e por isso tem sido o material mais utilizado para confecção de jalecos na atualidade. O seu custo é intermediário entre o Oxford comum e o Gabardine.

Instruções de lavagem:

3 – Gabardine


O Gabardine é um tipo de microfibra composta geralmente por poliéster e viscose, com porcentagem variável em cada fabricante. Sua composição ocasiona em um aspecto mais sedoso e elegante e por isso é considerado a melhor opção para quem procura um jaleco com um aspecto estético agradável, de alta durabilidade e resistente a amassados e ao amarelamento. Uma peça constituída de Gabardine de qualidade pode durar muitos anos. O inconveniente deste tecido é a sua espessura, tornando-o muitas vezes inviável para profissionais que trabalhem em ambientes quentes, além do preço, que costuma ser muito superior se comparado ao Oxfordine.

Instruções de lavagem:

4 – Brim


O Brim é o mais pesado dentre os tecido citados, muito utilizado em calças masculinas ou uniformes EPI´s por sua semelhança com o Jeans. A sua composição é de geralmente 100% algodão e sua textura grosseira é o motivo para que ele seja utilizado apenas em jalecos especiais (para a indústria, por exemplo). A sua trama e composição impedem que o tecido se suje facilmente, mas também dificulta a lavagem. Além disso, é pouco recomendado para ambientes quentes e abafados. O seu custo varia muito de acordo com a sua qualidade, sendo que muitas vezes é intermediário entre o Oxfordine e o Gabardine.

Instruções de lavagem:

A qualidade de cada tecido irá sempre variar muito de fabricante para fabricante, sendo que a composição é diferente para cada marca de tecido. Dessa forma, existem muitos tecidos sendo vendidos como Gabardine com qualidade inferior a um Oxfordine. O ideal é que o tipo de tecido seja muito bem avaliado pelo consumidor, pois cada tipo se adequará de maneira diferente aos variados modelos de jaleco.

* Comparativo tomando como base as melhores marcas de cada tipo.

Fontes:

http://www.dashuniformes.com.br/blog/e-afinal-o-que-e-tecido-oxford/

http://www.varella.com.br/uniformes/0716.htm

http://www.ehow.com.br/tecido-microfibra-fatos_73470/

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Black Instagram Icon
  • Facebook Basic Square
bottom of page